Moda: Tendências em 2022

Roseane Mendes

2021 chegou ao final e é hora dar uma limpa no guarda-roupas e retirar aquelas peças que não usamos mais e dar uma renovada. Neste momento bate aquela curiosidade: "Quais serão as tendências da moda de 2022?". A pergunta é muito válida para dar uma ajudada nessa limpa. Então vamos ao que interessa, quais são as principais tendências de 2022:

1. Anos 90 e anos 2000

Veremos tanto uma continuidade nas modelagens inspiradas na moda dos anos 90, como também veremos a moda dos anos 2000. 

Crédito: site sapobrasil

Os conjuntinhos inspirados nos anos 90, a cintura alta, a calça bag, o cropped continuam em alta em 2022.

Crédito: marieclaire.fr

A cintura alta não vai ser abandonada em 2022, porém a cintura baixa parece vir com mais força. Os anos 2000 estará mais forte em 2022 e essa tendência já tem até um nome Y2K (years 2000).

2. Peças leves, frescas e cheias de cores

2022 será um ano pós pandêmico (Seria essa afirmação muito otimista neste momento?) e por isso ainda veremos a valorização do conforto. Veremos peças que podem fazer parte tanto do home office como de passeios ao ar livre. Muitas pessoas mudaram a chave e passaram a valorizar mais o momento e isso vai se refletir no vestuário, estando este mais colorido e construído com tecidos naturais. 
Crédito: Pinterest


3. Mix de cores intensas

Com a mesma ideia de um ano pós pandêmico com pessoas buscando um ambiente mais festivo e revigorante, a moda está apostando alto na mistura de cores vibrantes. As cores saturadas e vibrantes estarão em alta.

Crédito: Pinterest

4. Tricô e crochê

Vimos em 2020 o tie dye em alta como resultado de trabalhos manuais que foram produzidos na pandemia ocupando a indústria da moda, agora é a vez do tricô e crochê. Pode colocar essa tendência na conta do resgate dos anos 90 também, entre as mais diferentes peças de crochê que veremos está muito presente o cropped. 

Crédito: site purplepeople

5. Estampa paisley

Você certamente já viu a estampa pailey por aí, principalmente em bandanas e lenços. Assim como muita outras tendências já apontadas essa também não é uma novidade e sim resgate de décadas anteriores, neste caso a década de 70. Essa estampa é originária da Índia e estará presente tanto nos vestuário de 2022 quanto nos acessórios.

Crédito: extra.globo.com


6. Decote cut out

2022 é também o ano de muita pele a mostra e o decote cut out que nada mais é do que recortes profundo e assimétricos, estará não só nos vestidos de festa; mas também no street wear. 

Crédito: labconteudo.com.br

7. Chinelo nuvem

Como já disse o conforto continuará em alta, portanto salto bloco, rasteirinha e o protagonista da vez: chinelo nuvem; tomará conta das ruas.

Crédito: stealthelook.com

8. Alfaiataria

A minha tendência queridinha é sem dúvida a alfaiataria e em 2022 continua em alta combinada com acessórios mais descolados e esportivos.


9. Minissaia

Também resgatada dos anos 2000 a minisssaia promete ganhar as ruas em 2022. Arrisco dizer que também é devido a uma forte influência da moda coreana fortalecida graças as k idols e os doramas. 



10. Conjuntinhos

Não só os conjuntinhos continuam em alta, mas o looks monocromáticos também ganham força. Essa é outra tendência que posso chamar de minha.

Crédito: purepeople.com.br

11. Look Amarelo

O amarelo parece ter inspirado muitos designers europeus e foi possível ver looks totalmente amarelo nos desfiles da Chanel e da Dior. 

Crédito: marieclaire.fr

12. Top sutiã

Se você já estava de nariz torcido para o cropped, essa tendência não vai te deixar mais feliz. Como disse anteriormente 2022 é um ano de muita pele a mostra e top pequeno como um sutiã é a aposta para releitura do cropped.

Crédito: marieclaire.fr

13. Franjas longas

O estilo boho estará em alta já vimos a estampa paisley, o crochê e o tricô e agora apresento a vocês as franjas longas. Essas estarão tanto nas roupas como nos acessórios também.



14. Brilho

Depois de quase dois anos de distanciamento social, muita gente está no espírito das festas e reuniões que estão por vir. Portanto, podemos aguardar muito brilho nas roupas. Porém, não ficará restrito a roupas de festa.

Crédito: vogue.globo


15. Bermuda

A bermuda pode ser uma peça extremamente elegante, basta ver a Julia Robert no filme Uma linda mulher usando uma bermuda de alfaiataria. Essa peça é uma das apostas para 2022.



16. Corset

A verdade é que a moda de 2022 é para todos os gostos, ao mesmo tempo que temos a tendência confort com roupas leves emodelagens amplas; temos o corset que é uma peça mais justa e encorpada.


Essas são as principais tendências para 2022. Se observarmos bem não há nenhuma novidade, nada que já não tenhamos visto alguns ensaios por aí.

Tem alguma tendência que você gostou muito? Qual?

Besos, hasta!
 











Comentários