Como escolher o óculos que mais combina com seu formato de rosto.

Roseane Mendes


Por muitas vezes vemos uma modelo ou uma influencer com um óculos de sol e ficamos loucas para ter um igual, porém quando o temos acabamos por nos decepcionar. Isso acontece porque esquecemos de considerar o formato do nosso rosto e acaba não harmonizando com ele.

Aqui vai algumas dicas de como escolher o modelo ideal de óculos:

Para descobrir o formato do seu rosto tire uma selfie (de frente) em uma distância de um braço com os cabelos presos e o rosto reto. Depois vai em editor e desenhe sobre o contorno do rosto. Os formatos podem ser: redondos, ovais, quadrados, retangulares, triangular, triangulo invertido e coração.

Rosto redondo



O rosto redondo é aquele que não tem os ângulos definidos, é mais largo nas maçãs do rosto; porém não são sobressalentes. Os óculos indicados são aqueles com linhas retas, exatamente para harmonizar com a "falta de linhas" do rosto redondo. Os modelos mais indicados são os retangulares, quadrados ou em formato de borboleta. Também devem ser um pouco mais largo que o rosto, as melhores armações são as de acetato ou materiais maciços. Evite armações fininhas, lentes arredondadas e óculos que ultrapassem as sobrancelhas.


Rosto oval

O rosto oval como o próprio nome já sugere tem formato semelhante a um ovo, as maçãs são mais evidentes que o queixo e a testa; no entanto não são muito exaltadas. Podemos afirmar que esse é o formato mais "eclético" de todos, já que combina com quase todos os modelos de óculos de sol. Combina com óculos redondos, quadrados, retangulares, borboleta, gatinho e muitos outros. Os materiais podem ser acetato e metais, as armações podem de ser finas ou mais largas. 



Rosto quadrado



O rosto quadrado tem o maxilar proeminente e a testa larga. Neste caso como temos linhas retas em sua forma, os óculos mais indicados são os de formatos arredondados para harmonizar com sua forma. 


Rosto retangular


O rosto de formato retangular tem o comprimento maior que a largura, as maçãs do rosto são da mesma largura do maxilar. É uma versão mais comprida do rosto quadrado.  Assim com o rosto quadrado, ele possui ângulos retos na sua forma e também como o rosto quadrado os óculos mais indicados são os arredondados. 

Rosto triângulo invertido ou coração


O rosto com a forma de triângulo invertido ou coração apresenta a testa mais larga  e queixo pontiagudo. Os óculos mais indicados para esse formato são aqueles que não são muito sobressalentes, isso para não causar desequilíbrio com o queixo pontiagudo. Armações mais finas e discretas são as mais indicadas, as formas podem ser bem variadas desde que se atente ao tamanho para não ultrapassar a linha mais larga do rosto. Armações que tem mais volume na parte superior não são muito indicados porque acrescenta volume onde já tem.



Rosto triangular


O rosto triangular apresenta uma mandíbula mais larga e vai estreitando em direção a testa. Os óculos que melhor harmonizam com esse formato são aqueles que apresentam a largura semelhante a largura da mandíbula. Armações grandes e com mais volume na parte superior são as mais indicadas.


Rosto diamante


O rosto diamante apresenta as maçãs maiores que a testa e o maxilar e o queixo é ligeiramente pontudo. Os melhores modelos de óculos para este tipo de rosto são os quadrados sem aro ou armações ovais com aro cheio em volta.


Rosto hexagonal


O rosto hexagonal tem as linhas da testa e do queixo retos e as bochechas salientes, a diferença entre o hexagonal e o diamante está no queixo. O queixo do diamante é pontudo e do hexagonal é quadrado. Os modelos mais indicados são os mesmos indicados para o rosto de formato diamante. 


Você já sabe qual é a forma do seu rosto? 
Fique bem! 
Até mais!

Comentários