Estilo Yuppie

Roseane Mendes
Depois da volta dos anos 90, a moda ensaia uma viagem no tempo um pouco maior; uma volta aos anos 80. Na década de 80 surgiram inúmeras tribos urbanas devido as diversas transformações econômicas e culturais durante esse período. Foi nessa década que surgiram muitos novos estilos musicais, novas tecnologias e consequentemente novos postos de empregos. Os 80 foi o período da transformação e da experimentação. Tantas mudanças econômicas e culturais resultaram em mudanças de padrões comportamentais, óbvio que isso revolucionaria a moda. É nesse contexto que surgem os Yuppies.


A palavra Yuppies é originária da sigla "YUP" que significa "young urban professional", em português: jovem profissional urbano. Essa é uma referência aos novos profissionais de 20 a 40 anos de classe média. Os yuppies são os jovens formados na universidade que trabalham na sua área de formação e que seguem as últimas tendências da moda. São eles jovens solteiros, sem filhos e que prometem ser profissionais brilhantes. Graças aos yuppies ser um workholic parece ser algo positivo, mas estamos em 2021 e sabemos que não é bem assim. O governo de Ronald Reagan (EUA) e Margareth Thatcher (Reino Unido) são os responsáveis pelo surgimento dos Yuppies. É durante esses governos que as relações entre o indivíduo e a sociedade sofrem transformações significativas e arrisco dizer que bastante negativas. Foram esses governos responsáveis por diminuição dos gastos públicos com serviços sociais e o fim do Estado de Bem-Estar social o que fez com que os indivíduos encarassem a sociedade de modo mais competitivo, soma-se a isso a queda do Muro de Berlim que contribui com o fortalecimento do capitalismo e temos a ascensão do caráter burguês e individualista; esses são os yuppies. 


Os yuppies do sexo masculino se vestem com grifes como Armani, Hugo Boss ou Ralph Lauren, mesmo que isso comprometa boa parte de seus salários. Uma série que mostra esse estilo é Miami Vice. Inclusive a Ray-ban se populariza devido essa série. As yuppies femininas usavam lingeries caras por baixo de looks masculinos. É na década de 80 que as mulheres começam a ocupar cargos de liderança em grandes corporações, mas todos nós sabemos que com salários muito inferior ao dos homens. Com os Yuppies nasce a busca incessante em ser um profissional de sucesso comprometendo todo o resto. 

Os yuppies são mais conservadores que a geração anterior, hippie. Abandonam as causas sociais e abraçam o consumo e valorizam bens materiais, são interessados em investimento em bolsa de valores, automóveis importados, automação, celulares sofisticados e muita tecnologia. Alguma semelhança com o período atual? Não é atoa que a moda ensaia o retorno dos anos 80.


A moda yuppie feminina consiste em blazers e casacos com ombreiras, mini saias e blusas de alfaiataria. O look balada é bem glamouroso com muito brilho, saias balão, mangas bufantes e cores fortes. Christian Lacroix era o estilista queridinho das yuppies. 

Comentários