Estilo Preppy, clássico e tradicional

Roseane Mendes


Foi anunciado um reboot de Gossip Girl e com ele o estilo preppy voltará para as telinhas e quem sabe para as ruas. Este estilo pode ser encontrado também na série Elite e você vai descobrir porque ele aparece em produções em que as personagens são muito ricas.


O estilo preppy nasceu na alta classe estado unidense em meados dos anos 70, é inspirado nos uniformes das universidades da Ivy League. A Ivy League é um grupo formado pelas oito universidades mais prestigiadas dos Estados Unidos: Brown, Columbia, Cornell, Dartouth, Harvard, Universidade da Pensilvânia, Princeton e Yale. Portanto, é onde se encontra boa parte da alta sociedade estado unidense. O preppy é um estilo derivado do clássico e do tradicional, porém somado a elementos jovens para romper com a monotonia de seus precursores. 

As principais características desse estilo é o uso de peças em cores neutras e tons terrosos, além do rosa e outros tons pastel. As peças são bem cortadas e por serem inspiradas nos universitários há presença de logos, principalmente nas terceiras peças como: blazers, suéters e moletons. O preppy também flerta com o estilo romântico e traz a presença de laços que podem ser parte da peça ou podem ser postos como acessórios. Este estilo é construído com o que chamamos de "efeito cebola", ou seja com terceira peças e sobreposições. Os blazers e casacos são bem estruturados e podem ser alongados ou curtos, botões dourados são bem vindos nessas peças já que remetem ao clássico e tradicional. Outras peças muito presente no preppy são saias tradicionalmente na altura dos joelhos ou um pouco acima, podem até ser midi; mas nunca são mini saias. Além disso a modelagem das saias não é justa, pode ser em evasê ou plissadas. Também são muito usadas camisas com laços e tecidos nobres como o linho, além de camisas polo. 
A grifes Tommy Hilfiger e Rauph Lauren são boas representantes desse estilo, basta dar uma olhada no site dessas marcas para encontrar muitos exemplos como a calça caqui. As estampas mais usadas por esse estilo são o xadrez príncipe de gales, as listras e o poá. As mulheres que são adeptas desse estilo misturam pontos clássicos, tradicional, romântico e um leve toque de sensualidade que mais parece um toque de travessura. Os cabelos são levemente ondulados para remeter ao romântico e podem ser compostos com acessórios como tiaras e lenços. Os sapatos nunca são de salto muito alto ou plataformas, são normalmente oxford, mocassim e botas. As bolsas são no estilo Cambridge Satchel e Mulberry.


As principais representantes famosas desse estilo são: Blair Waldorf (personagem de Gossip Girl, interpretada por Leighton Meester), Serena Van Woodsen (Personagem de Gossip Girl interpretada por Blake Lively), Lucrecia Montesinos (personagem de Elite interpretada por Danna Paola) e Spencer Hasting (personagem de Pretty Little Liars interpretada por Troian Bellissario). Apesar de nascer em berço de ouro, o estilo preppy deixou de ser um estilo de vida luxuoso para ser uma imagem clássica. Eu curto bastante esse estilo, e você?

Comentários