Tipos de sombras e seus acabamentos

Roseane Mendes

Este post é para tirar dúvidas sobre os tipos de sombras e seus acabamentos. Saber disso vai facilitar na hora da maquiagem e também pode evitar que façamos compras desnecessárias. Falarei de sombras e por extensão de pigmentos também. As sombras podem ser divididas em 5 tipos:

Sombras em pó compactada - Essas tem outras 2 subdivisões: mate e com brilho.

As sombras mates são as mais utilizadas, já que são as que realmente simula a tal sombra (sombreamento). São elas também as mais usadas para fazer a transição das cores. Também são responsáveis por criar profundidade. Esse é um acabamento importante ter em seu kit básico de maquiagem, e se eu fosse sugerir as cores para iniciação seriam: bege claro, marrom (claro e escuro) e preto. São as cores que não devem faltar.

As sombras com brilho refletem a luz e por essa razão dão tridimensionalidade a maquiagem. Também são elas que podem ajudar a ressaltar e criar volume. Elas são mais usadas na pálpebra móvel, lagrimal e pálpebra fixa. Mas, devo lembrar que estou falando do básico o que significa não se tratar de uma regra. Essas mesmas sombras brilhantes têm no mínimo três tipos de acabamentos básicos: cintilante, metálico e acetinados. 

As sombras metálicas são aquelas que tem um brilho intenso que tenta simular o brilho do metal. As cores básicas na minha opinião são: dourado e cobre. Acho que com essa duas cores é possível fazer uma maquiagem bem iluminada e glamourosa.

As sombras cintilantes são aquelas cujo brilho é menos intenso que as metálicas, mas ainda assim tem intensidade. As cores básicas que eu sugiro são: pérola, dourado, cobre e rosa.

As sombras acetinadas possuem um brilho mais sútil que simula o reflexo da luz na pele. Sugiro ter: pérola e rosa.

As sombras em pó são as mais fáceis de aplicar e se adaptam aos mais diferentes tipos de pele.

Sombras em creme: em sua maioria tem uma textura mais oleosa e normalmente são usadas como base para as sombras em pó. Elas possuem os mesmo tipos de acabamento das sombras em pó. Por ter uma maior aderência a pele, podem durar mais que as sombras compactadas. Porém, as pessoas de pele oleosa dificilmente vão conseguir usá-las sozinhas. Podemos colocar neste mesmo grupo as sombras em lápis, mas deixo a observação que podem ser um pouco mais secas e menos oleosas.

As sombras aquaccolor ou sombras a base de água: não é muito comum o seu uso. Elas se parecem a uma aquarela, para usar utiliza-se um pincel umedecido ou borrifa-se água sobre a sombra. Elas têm a aparência da sombra em pó compacta, mas você só consegue usá-las umedecida. Costumam ter cores bem intensas.

Sombras líquidas: têm uma boa adequerencia na pele, no entanto em sua maioria costumam craquelar quando são aplicadas com uma camada grossa e também costumam ressaltar os vincos da pálpebra. 

Os pigmentos: são basicamente a cor pura, ou seja, como o nome já diz pigmento. Em sua maioria não tem uma grande adequerência a pele. 

Os glitters : podem vir prensados juntos a uma paleta, porém o mais comum são vendidos soltos e consequentemente será necessário uma cola para aplicá-los. Normalmente as partículas de brilho são de plástico, mas atualmente as marcas estão produzindo em material biodegradável. Essas partículas são maiores que as partículas de brilho das sombras metálicas, cintilantes e acetinadas. 

Comentários