Resenha - O Arroz de Palma

Roseane Mendes

Quero muito indicar para vocês o livro O arroz de Palma de Francisco Azevedo. "Família é prato difícil de preparar. São muitos ingredientes. Reunir todos é um problema - principalmente no Natal e Ano Novo. Pouco importa a qualidade de panela, fazer uma família exige coragem, devoção e paciência". É assim que conhecemos a visão de família da nossa personagem principal.

Arroz de Palma é um romance (gênero literário) narrado pelo Sr. Antônio de 88 anos, o qual ele no presente conta também suas histórias passadas. Como ele diz: "Velho é dois infinitos verticais" "Eterno para os mais jovens, sem começo e sem fim". "Velho é criança de fôlego diferente. Já não lhe interessa as correrias nos jardins, o sobe e desce das gangorras, o vaivém dos balanços. É tudo muito pouco o que ele quer agora é desembestar o céu. Soltar os bichos que colecionou a vida inteira. Os bichos todos - domésticos, selvagens, úteis e nocivos. Os pesados répteis que ainda guarda no coração e as borboletas, peixes e passarinhos, tudo solto lá em cima!

Esse livro é um show de sensibilidade. O personagem Sr. Antônio conta sua história com humor e faz reflexões de muito valor. A família do Sr. Antônio é resultado de muita fé e valorização do que é simples. Apesar de ser um narrador personagem, há momento em que ele narra fatos em que não estava presente trazendo para a narrativa uma onipresença que não seria possível para uma história narrada em primeira pessoa. Mas, isso é possível porque uma das maiores características desse personagem é ser um bom ouvinte e possuir boa memória. Um senhor que está na melhor idade e que olha o passado com muito mais valor que nostalgia, o seu passado serve para enaltecer o seu presente. A construção de uma família exige muitas superações e só quem é capaz de combinar diferentes ingredientes consegue realiza essa construção e Antônio aprendeu sobre as mais diferentes combinações.

Esse livro é muito valioso e eu recomendo muito. Alguns pode não gostar por não estar acostumado com uma literatura cujo o estilo é a melhor parte da narrativa. É um livro para ler com tempo e com a dedicação merecida.

Você já conhece este livro????

Fique bem! Cuide-se! Até breve.

Comentários