Truques básicos de maquiagem

Roseane Mendes

Hoje em dia os tutoriais de maquiagem mudaram muito desde quando comecei acompanhá-los e a escrever aqui no blog. Além disso, temos muito mais produtos no mercado com boa qualidade e preços acessíveis. No entanto é tanta informação e tantos produtos que quem está chegando agora neste "universo da maquiagem" fica muito perdido. Atualmente, a maquiagem deixou de ser uma camuflagem para ser uma forma ressaltar a beleza. As peles super mate deram lugar para peles iluminada com uma aparência saudável e mais real. 

A principal dica de maquiagem que jamais deve ser esquecida é: seja fiel ao seu estilo. Anteriormente, eu disse que a nova tendência de maquiagem é pele iluminada e não mate; entretanto, se você gosta da pele mate porque se sente mais confortável está tudo bem. As meninas de pele oleosa em sua maioria têm medo de pele iluminada e isso não tem problema. Então, antes de começar a make se olhe no espelho e veja o que mais gosta no seu rosto e é isso que deverá ser valorizado na maquiagem. Vamos as dicas clichês, mas que parece que muita gente esquece:

1. Pele saudável. 

Cuide bem da sua pele. Não adianta nada querer ficar cobrindo a pele com quilos e quilos de base se embaixo dela está uma pele mal cuidada. Bases e corretivos não fazem milagre em pele sem os devidos cuidados. Além, disso quanto menos produtos de camuflagem você usar melhor será o resultado final da make.

2. Base.

Atenção na hora da escolha da base. Siga os seguintes critérios:

  • Base para seu tipo de pele (pele oleosa, mista ou seca), isso garante um bom acabamento e durabilidade da maquiagem.
  • Escolha exatamente o seu tom. Sei que é um desafio e tanto. Eu mesma já errei na escolha e tenho bases que não são do meus tom, portanto é muito mais difícil chegar num resultado natural. Claro que existe truques para adequar o tom da base. Mas, prefira comprar em loja com tester para não dificultar seu processo de maquiar.
  • Atenção ao subtom da base. Nossa pele tem subtons que são basicamente quente, frio e neutro. As vezes acertamos o tom da base, mas erramos o subtom e por essa razão não alcançamos o resultado natural que queremos. 
O tom certo da base é aquele que ao passar em um pedacinho do rosto ele praticamente desaparece. Porém, se o seu rosto for mais avermelhado teste no seu colo.


Blush

A função do blush é trazer para o rosto um aspecto saudável. Este deve ser aplicado sobre o osso da bochecha. Se você é daquelas que gostam do blush bem marcadinho poderá aplicar um cremoso e em seguida um em pó. Mas, cuidado com a famosa chinelada na cara. Acho que se está começando a se aventurar é bom ir com parcimônia. Para dar uma levantadinha na fisionomia, você pode levá-lo até a raiz dos cabelos da região das têmporas.

Olhos

Uma simples máscara de cílios já é capaz de dar aquela valorizada no olhar. Se você quer um olhar mais valorizado a sombra fará isso. Escolher cores de sombra que contrasta com a cor dos olhos é um outro truque, mas isso já seria um nível mais avançado e mereceria um post só para este tema. Porém, antecipo nada de sombra azul para olhos azuis; a ideia é criar contraste. Para antecipar um pouco vão aqui as cores indicadas (Isso não é regra não, mas na dúvida...)


  • Olhos azuis: tons rosa e café.
  • Olhos verdes: sombras violetas.
  • Olhos castanhos: sombras verdes e douradas.




Comentários