Sofá e pipoca: Valente

Roseane Mendes


Valente, título original Brave, é um daqueles filmes da Disney que apresenta uma princesa guerreira. Esse filme foi muito bem recebido pela crítica especializada, obteve no Rotten Tomatoes 77% de aprovação.



Valente conta a história de Mérida uma princesa do clã Dunbroch. Filha do Rei Fergus e a Rainha Eleonor duas personalidades bastante diferentes. A Rainha é a figura mais respeitada no seu reino e nos reinos vizinhos. No aniversário de seis anos o Rei Fergus presenteia Mérida com um arco e flecha mesmo contra gosto da rainha que deseja que a menina seja refinada e assim fazer um bom casamento.

Mérida é educada pela mãe para ser uma princesa, recebendo aulas de etiquetas. Porém, a princesa deseja ser livre. O conflito entre mãe e filha é o tema central dessa história. Confesso que este filme não me encantou. Reconheço o valor de uma personagem a qual a felicidade não consiste em encontrar um príncipe que a salve. Gosto da ideia de ter duas personagens femininas fortes, no entanto não consegui me envolver de verdade com Mérida. Acho que faço parte de uma minoria, ou talvez de uma meia dúzia, de pessoas que não curtiu tanto o filme.

Fiquem bem, cuidem-se. Até breve!!!

Comentários