Empatia: uma ação que devemos praticar

Roseane Mendes


Passamos por um tempo o qual o egoismo e a soberba vinham ganhando uma força preocupante. O pronome eu se fez tão presente nas falas que parecia ser único.  São muitas as pessoas que apresentavam um comportamento anti social e perigoso. Tínhamos a falsa impressão de que éramos autossuficientes e com isso vínhamos nos tornando cada vez mais arrogantes. Passamos por cima um dos outros, por cima da natureza. Nos julgamos superiores e por isso merecedores, únicos merecedores.
  
Mas, a natureza veio nos mostrar que não é assim. Veio nos mostrar que fazemos parte de um ecossistema, estamos todos interligados e não há como ser diferente disso. Agora mais que nunca precisamos nos sacrificar para salvar o outro e também nos salvar. Precisamos, por fim, compreender que toda vida é valorosa e se insistirmos em passar por tudo que estamos passando e não mudar nossas atitudes é sinal de que fracassamos e vamos sofrer ainda mais. 

Nunca a frase: "Juntos somos mais forte" fez e fará tanto sentido.  A nossa habilidade de entender a necessidade do outro está sendo posta a prova, e essa habilidade nada mais é que a chamada empatia. A nossa esperança está em conseguir sentir o que o outro sente e compadecer disso. Não é mais possível viver sem pensar na coletividade e aqueles que insistem em tal atitude está ferindo o conceito básico do que é humanidade.  

Estatísticas não é gente, números não contabiliza o valor de uma vida. O valor da experiência e da sabedoria não pode ser mostrado em cifras. Todos nós seremos impactados pelas perdas, por todas elas, mas tem uma que é irrecuperável: a vida. Todas elas têm valor. Alguém que não é capaz de respeitar seus trabalhadores e os expõem ao risco por mesquinharia não estará a salvo. Nenhum de nós estará a salvo. "Ninguém solta a mão de ninguém" esse deve ser o nosso lema de agora para sempre. Vamos nos conectar, criar pontes. Agora está com o outro é estar em isolamento social, mas essa ação tão difícil é o maior ato de amor que podemos dar ao mundo. 

Reflitam comigo e vamos juntos sermos melhores e portanto mais forte.

Comentários