Para entender o que é estilo

Roseane Mendes

Se tem uma discussão que está sempre presente quando o assunto é estilo é a diferença entre este e a moda. Mas, para deixar essa diferença em evidência é preciso entendermos de verdade o que é a moda. 

Faz parte da natureza da moda a busca do inusitado, do diferente, da inovação e do ineditismo, para no final atingir o uso generalizado e consequentemente decair. Então, recomeça-se. A moda é uma busca constante pelo individualizado que sempre morre na massificação. Há aqueles que diga que por essa razão a moda se torna cíclica, no entanto há divergências. Se observarmos com atenção podemos dizer que é espiralada, porque embora haja um resgate ela não volta ao mesmo ponto. Podemos afirmar que na moda há um retorno diferente. 

Ao analisarmos estas características conseguimos entender porque ter estilo é tão difícil, porque a moda nos é oferecida como um consumo contínuo. Por um lado essa oferta facilitaria o ato de vestir, mas é tanta oferta e tantas mudanças que acabam dificultando. Enquanto o estilo é uma leitura da subjetividade que faz uso da moda para se expressar. A moda é uma criadora de imagem, de simulacro e facilitadora das expressões. Por essa razão é tão mais fácil está na moda do que ter estilo. A moda é a ferramenta, mas a execução é feita pelo estilo e nem todas nós sabemos executar. 

A compreensão de estilo é ter consciência de que não existe estilo errado e toda pessoa é única. Portanto, a moda é o modo como irá expressar seu estilo.

Comentários