Filme para sonhar neste finzinho de ano

Roseane Mendes

É fim de ano e eu entro naquele momento que fica entre os planos futuros e a nostalgia., o desejo de ficar em casa e as inúmeras confraternizações. Mas, se tem uma coisa que adoro fazer nessa época é ver filmes leves e ficar de boa no sofá.Tem um filme que toda véspera de Natal e finzinho de ano eu adoro rever, é o Enquanto você dormia. É uma comédia romântica protagonizada pela Sandra Bullock. Esse é aquele tipo de filme totalmente despretensiosos e que o único objetivo é ser leve. Se você é um "xovem" provavelmente não conhece esse bom representante da comédia romântica. 


Imagine uma jovem mulher que trabalha como bilheteira em uma estação de metrô de Chicago. Ela passa boa parte do seu dia vendo através de uma cabine de vidro as pessoas indo e voltando, enquanto ela sonha em conhecer Florência na Itália. Essa mulher vive só com seu gato em um apartamento próximo de onde trabalha. Essa é a Lucy. Todos os dias ela vê um tipo bonitão e aparentemente bem sucedido por quem ela se apaixona sem nunca ter falado com ele. Assim são os dias da Lucy, sonhando com um amor platônico e trabalhando em um emprego que a única razão de estar nele é poder pagar suas contas. 

Um dia ela vê o seu amor platônico ser empurrado na linha do metrô e cai desacordado,  numa atitude desesperada e só possível em comédias românticas, ela o salva segundos antes de serem atingidos pelo metrô. A partir daí, ela fará parte da vida desse desconhecido de uma maneira inusitada. Peter Gallaghan que naquele momento passa a ser menos desconhecido, pertence a uma família tradicional, amorosa e bem divertida. É véspera de Natal e Lucy deseja fazer parte dessa família.

É um filme que não tenta arrancar o riso com cenas cômicas de gosto duvidoso ou estereotipando demais os personagens. Ele brinca de maneira leve com a solidão, a idealização do amor e mostra o quanto é bom ter uma família por perto. Tudo isso no clima natalino. 

Comentários