quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Visita a Cajón de Maipo: Embalse el Yeso (Chile)

Roseane Mendes

A minha visita ao Embalse el Yeso é para mim a mais linda de todas que fiz no Chile. Lá encontrei uma paisagem de tirar o fôlego. O município de La Florida, Cajón del Maipo fica a pouco mais de 15 km da capital Santiago de Chile. Cajón de Maipo é formado por pequenos vilarejos. Quando cheguei a Santiago a estrada que dava acesso a Embalse el Yeso estava fechada. Durante o inverno isso é bem comum acontecer. Mas, tive a sorte de no terceiro dia a estrada ser liberada. 


Embalse El Yeso é uma espécie de reservatório de água cercado pelas Cordilheiras dos Andes, está localizado na região de Cajón de Maipo. Ele foi formado pelo represamento do Rio Yeso e parte da bacia do Rio Maipo. Foi inaugurado em 1964. Nós contratamos uma empresa de turismo para nos levar até lá. E essa empresa no ofereceu um picnic com degustação de vinhos. É importante saber que só pode consumir bebida alcoólica em lugares públicos se for contratada uma empresa autorizada. Pagamos 30.000 pesos chilenos pelo passeio. Fui em uma temporada atípica, na qual houve nevasca. Então fui convencida a alugar botas de neve. Porém, acredita em mim. Não é necessário. Basta você ter uma bota com sulcos profundos. É preciso esses sulcos no solado para não escorregar.

Quando chegamos no Embalse El Yeso o carro fica numa parte baixa, e seguimos por uma pequena caminhada para encontrar uma paisagem estonteante. Dicas valiosas:

  • Use filtro solar com fator 50 ou mais.
  • use óculos escuros.
  • beba muita água. Portanto, não deixe de levar uma garrafinha de água.
  • Leve um chocolate. Isso é para ter uma fonte de energia rápida.
  • Se for no inverno use botas. Mas, tem que ser confortáveis e com sulcos.
Espero que este post tenha sido útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco