quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Compras de vinhos no Chile

Roseane Mendes

É sabido para a maioria que o Chile é um dos maiores produtores de vinhos do mundo, soma-se a boa qualidade de seus vinhos aliada ao bom preço. Por isso é praticamente impossível, visitar o Chile e não querer trazer pelo menos uma garrafa para prolongar o prazer dessa visita.
Eu, obviamente, não fugi a regra e também trouxe algumas garrafas de vinho. Vou mostrar para vocês quais foram os meus escolhidos e darei o preço pago em cada um deles.
Vinhos da Vinícola Santa Rita.

Descrição

Saboroso, corpulento e estruturado Carménère talhado por Carmen com uvas do privilegiado Vale de Apalta. Possui 10% de Carignan e 5% de Cabernet Sauvignon, vinificadas individualmente. Com 14 meses de maturação em barricas francesas, é um excelente tinto, combinando fruta madura e especiarias e com taninos muito refinados. Revela a tipicidade da casta e o delicioso acento chileno.

Paguei 12.990 pesos chilenos (62 -65), na loja da vinícola Santa Rita
Branco elaborado apenas com Chardonnay do Vale del Maipo. Metade das uvas é fermentada em barricas de carvalho francês e americano, para adicionar notas tostadas e de baunilha. Em seguida, matura com as borras por 7 meses, antes de ser cortado com o outro lote, oriundo das cubas de inoxidável. O vinho não é submetido à nenhuma fermentação malolática.
Paguei 8.990 pesos chilenos (43 -48 reais), na loja vinícola Santa Rita.
Vinho Santa Rita 120 Cabernet Sauvignon
Uvas: Cabernet Sauvignon (100%).
Características: Tinto frutado e de sabor leve, para o dia a dia com classe.
Harmonização: Grelhados e massa com molho vermelho em geral. Queijos e salumeria são boas pedidas.
Paguei 1,790 pesos chilenos (9 -12 reais)

Descrição: O aroma de abacaxi é uma característica da Chardonnay. As notas minerais e o frescor no paladar são provenientes da Riesling. A Viognier agrega equilíbrio, já a leveza, as notas de maracujá e de ervas são derivadas da Sauvignon Blanc. 
Paguei 3.790 pesos chilenos (18 a 20 reais).

É o mesmo 120 já falado, mas em garrafas pequenas que vem em uma embalagem com quatro. Paguei 2.490 pesos chilenos (12 -15 reais)

Vinhos da Indomita.

Origem: Valle del Maipo, Chile
Vinícola: Viña Indómita S.A. 
Uvas: Sauvignon Blanc
Teor alcoólico: 12,5%
Amadurecimento: 3% do vinho amadurece por 3 meses em barricas de carvalho; o restante, em tanques de aço inox. Paguei 3.990 (19-22 reais)

Descrição:(90%) Carmenere (10%) Cabernet Sauvignon. Vermelho escuro com tons violáceos. Lembram frutas silvestres negras, cassis, cravinho e baunilha. Há também leves notas de pimenta. Muito complexo e concentrado. Taninos macios, longos e sedosos. Muita força e personalidade que enche a boca e persiste ao longo do tempo. Pode-se sentir seu caráter maduro e a fidelidade à sua estirpe. Paguei 3.990 (19 -22 reais). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco