sexta-feira, 28 de julho de 2017

Visita a Farellones e Valle Nevado no inverno do Chile

Roseane Mendes


Quem estiver no Chile durante o inverno não pode deixar de visitar uma das suas estações de esqui. Como em estive na capital Chile, as estações que visitei foram Farellones e o Valle Nevado. Farellones é um parque onde encontramos além das pistas de esqui, uma tirolesa, um esqui bunda e um teleférico.
Para entrar na estação de Farellones pagamos 20.000 pesos chilenos que dão acesso aos brinquedos, exceto as aulas de esqui. Caso você não tenha roupa apropriada para a neve você pode alugar em alguma casa especializada. O aluguel custa em média 8.000 pesos chilenos por peça. Ou seja, oito mil pela calça, oito mil pela jaqueta, oito mil pela bota e assim vai. Na entrada dessa estação tem um café e um restaurante. Mas, recomendo levar lanche porque os preços não são nada amigáveis e em meio a tão baixa temperatura sentimos muita fome. O dia em que visitei o parque a temperatura era de -11 graus. Estava muito abaixo da média normal, estava tão atípico que nevou até no centro de Santiago.

Farellones está mais ou menos a 50 minutos de Santiago. A subida até as montanhas de neve podem causar náusea e enjoo, portanto rola tomar um remedinho para enjoo. Eu não paguei para ver e tomei antes de começar subir as ladeiras curvas para os parques nevados. Como o remédio dá sono, dormi 90% do caminho. Já li em algum lugar que você pode alugar um carro para chegar até lá. Porém, eu não recomendo porque é arriscado. Acho que é importante o motorista está acostumado a dirigir em ruas cobertas de gelo. Quando eu fui, as estradas tinha muita neve e embora havia gruas e carros do governo jogando sal para ajudar; vi muitos carros deslizarem e muitos pararem no meio do caminho.

Farellones e Valle Nevado são duas estações diferentes de uma mesma montanha podemos assim dizer. Até um certo número de curvas está Farellones, continuam a subida por mais um número de curvas se encontra o Valle Nevado. É totalmente possível fazer as suas estações no mesmo dia. Foi o que fizemos. 

O que tem para fazer em cada uma dessas estações? Farellone se assemelha mais a um parque, tendo alguns brinquedos disponíveis e pista de esqui para todos os níveis. Possui alguns restaurantes, cafeterias e uma pequena feirinha com materiais de esportes na neve. 

O Valle Nevado é basicamente pistas de esqui. Se você não esquia, só lhe resta tirar muitas fotos e aproveitar a paisagem deslumbrante. Você não paga para entrar no Valle Nevado, caso não for usar as pistas de esqui. Dicas importantes para aproveitar bem o seu passeio na neve:

  • Use filtro solar com fator 50 ou superior. A incidência dos raios solar na neve é alta, queima e mancha a pele.
  • Tome muita água. O ar é seco e você estará fazendo uma atividade nem que seja andar.
  • Use óculos escuros. Não precisa ser obrigatoriamente aquele para pratica de esporte na neve. Mas, são indispensáveis o uso de um óculos escuro com uma boa proteção UV. Pode ser o seu de uso diário mesmo. 
  • Agasalhe-se bem. Construa camadas de roupas, pode ser que em algum momento você sinta menos frio que o que sentiu na chegada. Portanto é só tirar uma das camadas. O frio é real e não é fácil de suportar por nós brasileiros que não estamos acostumados com temperaturas muito baixas.
  • Use roupas impermeáveis, principalmente botas e luvas. Como já disse anteriormente é possível alugar. Mas, antes de alugar visite o centro de Santiago. É possível comprar luvas e botas com preços inferiores aos preços do aluguel.
  • Use meias bem quentinhas. De preferência mais de três. Isso mesmo. Eu usei três, sendo uma de pele carneiro e senti que ficaria sem pé. O pé doía de tanto frio, e depois parecia que nem os sentia mais. Não estou exagerando não. Falo sério.
  • Use toca, perdemos muito calor pela cabeça. Então, cubra a cabeça com toca que ajuda a manter sua temperatura.
  • Divirta-se horrores. A paisagem é linda, e não pode ser negligenciada.
Espero que este post tenha sido informativo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco