quarta-feira, 8 de junho de 2016

Cosméticos, dermocosméticos ou cosmecêuticos

Roseane Mendes

Hola, chicos y chicas! Como vocês viram no título vou falar de cosméticos, dermocosméticos e cosmecêuticos. Porque têm diferenças entre eles, e percebo que muita gente acha que é tudo a mesma coisa.



Cosmético é aquela palavrinha originária do grego, kosmetikos, que significa "o que serve para ornamentar". A partir dessa definição já podemos ter uma ideia sobre o que é na verdade um cosmético, ou seja, são aqueles produtos usamos para embelezar. Eles fazem com que aparecemos mais belos, jovens e saudáveis (rsrsrs). Os cosméticos são produtos com ativos mais suaves e portanto não atingem as camadas mais profundas da pele. Por serem mais suaves podemos vê-los todo o tempo em propagandas de TV por exemplo, já que a princípio não é necessário o acompanhamento de um dermatologista ou qualquer outro profissional.

Senti necessidade de falar sobre isso, porque aqui no blog já fiz alguns post de cosméticos entre eles alguns seruns da Renew e nunca deixei claro que ele é um cosmético. Ou seja, ele tem menos ativos e por isso ele fica nas primeiras camadas da pele. Portanto, quando digo que gostei ou não estou partindo da definição de um cosmético. Então, quando lá no Egito Antigo a rainha Cleópatra tomava seu banho de leite; o ela fazia era um tratamento cosmético. Estão nos grupos dos cosméticos produtos como: shampoos, maquiagens, perfumes, etc.

Já os dermocosméticos tem uma maior concentração de princípios ativos comparando-os com os cosméticos. A função dos dermocosméticos é fazer com que esses ativos atinjam as camadas mais profundas da pele, e assim não só melhora a aparência como trata o problema mais a fundo. Normalmente se investe mais tempo de pesquisa na eficácia desses produtos, e tem indicações mais específicas quanto ao que será tratado. Esses produtos não têm muita propaganda porque são vistos quase como medicamento, porém qualquer pessoa comprá-los em farmácias e lojas especializadas sem qualquer restrição. Porém, sempre aconselha-se o acompanhamento de um profissional devido a concentração de seus princípios ativos.

Os cosmecêuticos são aqueles produtos com uma concentração de ativos superior a concentração dos dermocosméticos. Eles são de uso profissional. Sabe quando você faz uma limpeza de pele com sua esteticista e ela passa uma máscara hidratante que parece ser infinitamente superior que a máscara hidratante que você tem em casa? É por que ela usou uma máscara cosmecêutica. Os cosmecêuticos segue um protocolo de tratamento profissional e a maioria deles não são de uso contínuo.

Espero que este post tenha sido esclarecedor, para que futuramente vocês possam saber exatamente o que esperar de cada produto e se dentro do seu grupos (cosmético, dermocosmético ou cosmecêutico) ele cumpre ao prometido.

Beijos e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco