sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

A maquiagem da personagem Teresa: Más mala, más negro

Roseane Mendes



Hola chicos y chicas!!! Quem me acompanha aqui no blog sabe que gosto de novelas mexicanas, e inclusive faço alguns posts relacionados ao tema. Na maioria das vezes falo um pouquinho das atrizes latinas no "Beleza Latina" e as vezes aparecem algumas personagens no "Estilo:". Porém, tem uma personagem cuja construção é muito interessante: Teresa; personagem da novela homônima transmitida pelo SBT. Quem não sabe de quem estou falando clique aqui.

É comum nas novelas da Televisa as personagens terem características muito bem definidas. Em suas novelas dificilmente uma personagem perambula entre características boas e más, ou são boas e honestas ou más e perversas. Essa caracterização se faz presente inclusive no figurino e maquiagem. Personagens boas e puras, maquiagens leves em tons claros e iluminados. Já as personagens más, maquiagens pesadas e em tons escuros.

No entanto, a personagem Teresa é um tanto ambígua. Ela não é totalmente má, há um pouco de afeto naquele coração ambicioso. Mas, no decorrer da novela aquele coraçãozinho vai se tornando cada vez mais negro e o mesmo acontece com a maquiagem.

Quando Teresa ainda é uma jovem do curso preparatório (seria como o nosso terceiro ano integrado) usa uma maquiagem bem leve simulando uma pele natural e jovem. Essa maquiagem juntamente com o figurino simples típico de uma garota da periferia, mostra uma jovem como qualquer outra. Ou seja, com ambições até o momento normais. Os olhos com bastante rímel e sombras bem clarinhas em tons iluminados valorizam o olhar da personagem.


Já a Teresa caloura da faculdade de direito adota cabelos lisos com leve ondulações nas pontas e um delineado bem fino nos olhos. O olhar dela vai se tornando mais felino e a ambição começa a ser desmedida.


Sua maquiagem ganha mais cor com os lábios vermelhos e o traço do delineado se torna mais marcado para mostrar a "femme fatale" quando decide seduzir ao professor milionário Arturo de la Barrera. Obviamente, esse objetivo é alcançado.


Quando tudo parecia ir muito bem para Teresa uma série de insucessos acontecem fazendo com que a personagem assuma uma ambição sem limites. A maquiagem dos olhos fica mais escura e mais delineada, inclusive as sobrancelhas ficam mais marcadas. Com um olhar mais felino a personagem assume o comportamento de uma predadora implacável.


Quando a personagem transgride todos os limites éticos e em seu coração já não há qualquer afeto por ninguém além dela mesma. A maquiagem fica totalmente negra como se fosse uma referência a escuridão e falta de afeto presente na personagem.

Para quem está assistindo a novela no SBT vai percebendo essas mudanças, que eu acho muito interessante porque mostra como as novelas mexicanas seguem um certo padrão. Não deixam abertura para dupla interpretação.

Além desse fato, acho também interessante como a beleza das personagens femininas é construída.

Beijos e até muito breve.

2 comentários:

  1. Boa tarde. Eu havia notado essa mudança. Amei essa maquiagem dela na fase mega ambiciosa. Ficou lindíssima o olhos esfumado preto com o batom nude. *-* Não sou gata como ela, mas pretendo imitar essa make.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!!! Essa maquiagem, olho tudo e boca nada, é muito linda mesmo.

    ResponderExcluir

Fale conosco