domingo, 6 de março de 2011

Yves Saint Laurent

Por Rose

O estilista Yves Saint Laurent nasceu na Argélia, na cidade de Oran em 1 de agosto de 1936, durante o domínio colonial francês. Filho do presidente de uma companhia de seguros, teve o incentivo materno no gosto pela moda. Yves se muda para Paris aos 17 anos e não demora muito a começar a trabalhar na empresa do estilista Christian Dior, e torna diretor.

Depois de salvar a casa de Dior da ruína financeira, St. Laurent foi convocado para o exército francês, durante a Guerra de Independência da Argélia. Depois de 20 dias, o estresse de ser maltratado e ridicularizado pelos colegas soldados levaram-no a ser internado num hospital psiquiátrico francês, entre os tratamentos incluía terapia por eletro choques, devido a um esgotamento nervoso.

Foi nos anos 60 e 70 que a marca Yves Saint Laurent se trona conhecida mundialmente. A fundamentação das criações de Saint Laurent era a praticidade aliada a sofisticação. A criação mais forte de Yves foi sem dúvida o smoking feminino, que ajudaria as mulheres a trabalhar com calças compridas de maneira elegante e sofisticada. Também foi, Laurent quem popularizou o prêt-à- porter (moda com preço mais acessível que a alta costura). E também o primeiro estilista do mundo a usar manequins negras em desfile de moda (ponto para ele uhu!!!!).

Yves Saint Laurent é símbolo de sofisticação e bom gosto na moda, amigo de algumas das mais ricas e famosas mulheres do mundo, entre elas: Diane Von Furstenberg, Loulou de La Falaise e Catherine de Deneuve (maravilhosa).

Em janeiro de 2002, o estilista anunciou que estava deixando o mundo da moda durante a apresentação de um desfile seu, que trazia uma retrospectiva de todas suas criações. Saint Laurent morreu em Paris, diagnosticado com câncer cerebral, às 23h10min de 1 de junho de 2008.
 
Esse estilista tem uma grande história de superação, e claro, muuuuita criatividade. Vale a pena pesquisar um pouco mais.
 
Bjim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco