segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Combate a acne

Por Rose


 
Oi, meninas! Se tem uma coisa que nos deixa com autoestima lá embaixo, são aqueles carrocinhos que aparecem em nosso rosto. Elas aparecem na adolescencia, mas infelizmente nem sempre elas se vão com a adolescencia. E esse mal não polpa ninguém, branca, negra, magra ou gorda. Enfim, muitas de nós padecemos desse mal.

Como disse no post Thalia e seus truques de beleza, vou usar dos conselhos do livro da musa latina para orientá-las. Essa mulher de pele perfeita que aparece aí na foto, confessa em seu livro que sofre de acne persistente. No começo depois de ter usado todos os produtos existentes no mercado, e não conseguir resultados, teve que fazer uso de Accutane.

Accutane é um medicamento que só é vendido com receita médica e é a última opção para quem sofre de acne. Se por um acaso você faz parte do time das que precisam de medicamento, procure um dermatologista. Isso é sério! Esse tipo de medicamento pode afetar o fígado, e ninguém quer ficar doente não é mesmo? Até porque para ser bonita é preciso ser saudável. Enquanto escrevia este post pesquisei sobre esse medicamento na net. Infelizmente existem sites que vendem Accutane sem receita médica. Mas pelo amor de Deus, não se auto mediquem. Também descobri uma série de efeitos colaterais causados pelo mesmo. No Brasil esse medicamento é vendido pelo nome de ROACUTAN® (isotretinoína), provoca má formação fetal e efeitos colaterais que exigem acompanhamento médico.

Agora vamos ao que é possível ser feito. Para deixar as acnes longe da sua pele, é necessário uma rotina de cuidado diários que a Thalia chama de regime de beleza. Primeiro descubre que tipo de pele é o seu:

Mista: bochechas secas e zona T (testa, nariz e queixo) oleosas. Esse é o tipo de pele mais comum.
Oleosa: os poros tendem a ser dilatados e a maquiagem é absorvida em poucos minutos depois de aplicada. Esse é o meu tipo de pele.
Seca: quando limpa se tem a sensação de que a pele está estirada. Não tem tendencia a acne, porem mancha com facilidade. Portanto se aparecer uma acne no seu rostinho seco, nem pense em espremer. 
Normal: Não precisa de muita hidratação e seu aspecto é o mais saudável.
Sensível: Tende a ficar vermelha com facilidade, e tem baixa tolerancia a maioria dos produtos.

A Thalia fala uma coisa em seu livro que o meu professor de francês já falava. Só quem tem pele oleosa precisa usar sabonete ou qualquer outro detergente para limpar a pele pela manhã. Os outro tipos somente água fria é suficiente. Meu professor de francês dizia que os franceses tinham peles perfeitas, e pela manhã só usava água para lavar o rosto.

Quanto ao tipos de pele ele pode variar de acordo com sua idade, estação do ano, cidade onde vive. Nossa pele está todo o tempo sofrendo agressões portanto ela tá o tempo todo tentando se adaptar. Vamos a rotina diária para cada tipo de pele:

Mista: Sabonete liquido suave. Depois de limpa, use um tônico para equilibrar o ph. E para hidratar uma loção hidratante leve.
Oleosa: um gel de limpeza já que essa precisa de uma limpeza mais profunda. Depois de lavar o rosto com o gel de limpeza aplique um adstringente para tirar todas as impurezas dos poros que tendem a ser dilatados. Para finalizar um hidratande em gel oil free.
Seca: Limpador em creme ou só água. Depois de limpa aplique água termal ou um tônico leve para equilibrar o ph. Para hidratar, creme hidratante já que ela precisa de muita hidratação.
Normal: sabonete pode ser em barra ou liquido. Depois de limpa use um tônico sem álcool. Para hidratar loção hidratante leve.
Sensível: gel de limpeza sem fragrância e finaliza com uma loção hidratante também sem perfume. Não use nenhum tipo de tônico.

Para todos os tipos de pele filtro solar todos os dias, faça chuva ou faça sol. O fator do filtro deverá ser mínimo 15. Pele oleosa e mista deverá usar filtros em gel livre de óleo. Quem tem pele sensível, talvez seja melhor pedir para manipular um filtro sem fragrância. Já quem tem pele seca ou normal pode usar o que achar melhor, de preferencia em creme mesmo.

No próximo post farei uma lista de produtos para todo os tipos de pele.

Até o próximo post, bjim

2 comentários:

  1. O nariz dela está muito diferente de uma foto para a outra!

    ResponderExcluir

Fale conosco