sábado, 15 de janeiro de 2011

Ratatouille

Por Rebeca


Título original: (Ratatouille)
Lançamento: 2007 (EUA)
Direção:Brad Bird
Atores:Patton Oswalt, Ian Holm, Lou Romano, Brian Dennehy, Peter Sohn, Peter O'Toole, Brad Garrett, Janeane Garofalo
Duração: 110 min
Gênero: Animação

Em 2007 a Pixar Animation Studios lançou seu 8º filme. Seu 8º sucesso.
Em “Ratatouille” um ratinho, de nome Remy, que vive no interior da França, e que ama a boa culinária, acaba chegando a Paris, cidade onde estão os melhores restaurantes do mundo. Quando vê, pelo telhado do seu restaurante favorito, um ajudante de cozinha arruinando um prato sem mais ninguém reparar, Remy entra em ação para salvá-lo. Ali ele finalmente começa a realizar seu grande sonho: cozinhar!
Ratatouille é um sucesso de crítica e de público. Em todos os sites que procurei Ratatouille leva nota máxima da crítica. A cada ano que se passa, e a cada novo filme que a Pixar lança ela se consolida. Não como o melhor estúdio de animação dos dias de hoje, mas como o melhor estúdio dos tempos atuais! Pixar não faz apenas “estorinhas” para entreter crianças, Pixar conta estórias que emocionam, que nos trazem mensagens e críticas a nossa vida, ela faz filmes da melhor categoria, que facilmente batem de frente com qualquer live action que existe por ai.
Ratatouille tem momentos memoráveis. Para mim, a mensagem desse filme de certa maneira é parecida com “O Grande Truque” de Christopher Nolan. Os dois mostram, através de outras profissões, o que é o cinema. No filme de Nolan isso é bem mais claro, mas em Ratatouille, quando o crítico gastronômico, Antoine Ego, prova do prato que Remy faz para ele, e através disso é levado à memórias e experiências passadas, para mim, a Pixar mostra como nos identificamos com o cinema. Cinema é sim técnica, mas a técnica pura não lhe traz nada, a não ser que ela lhe toque de um amaneira muito especial. E convenhamos, Pixar sabe tocar nossos corações como ninguém!
"Eu não faço filmes por dinheiro, faço dinheiro para fazer filmes"
Walt Disney

Um comentário:

  1. Esse francesinho é muito fofo. É um filme comovente. Liiiiiindo!!!!

    ResponderExcluir

Fale conosco